3G e 4G

HSDPA e sua função

HSDPA 3G Modem

O HSDPA é uma atualização do 3G (UMTS). Ou seja, não existe HSDPA se não tiver o 3G. É como se o HSDPA fosse uma cobertura de chocolate no bolo 3G. Não há cobertura se não tiver o bolo. Fazendo uma comparação, o HSDPA está para o 3G assim como o o EDGE está para o GSM. Ele só faz diferença nas conexões de dados, aumentando a capacidade de download. Uma video-chamada, por exemplo, funciona mesmo que a operadora tenha apenas uma rede 3G sem o HSDPA instalado.

Há várias versões do HSDPA, cada uma com uma velocidade máxima teórica diferente. Enquanto o 3G puro (UMTS) oferece apenas 384kbps de velocidade máxima de download teórica, o HSDPA pode oferecer (dependendo da versão instalada na rede da operadora): 1,8Mbps, 3,6Mbps, 7,2Mbps ou 14,4Mbps. Portanto, para que haja a tal banda larga 3G que virou moda no país, é preciso que a rede suporte não apenas 3G, mas também HSDPA.

Não tenho dados exatos, mas pelo que eu saiba, todas as operadoras nacionais usam a versão de 3,6Mbps do HSDPA, exceto a TIM, que tem uma rede HSDPA de 7,2Mbps.

Há de se notar que o HSDPA somente dá um gás na velocidade no recebimento de dados numa rede 3G. O envio continua sendo a 384Kbps. Porém, as operadoras já têm instalado o HSUPA, 3G que é a atualização do que aumenta a velocidade de envio de dados numa rede 3G melhorando assim a experiência de se ter realmente uma banda larga sem-fio.

1 comentários:

Unknown disse...

gostei

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Resumo

Seguidores

Pages

Pesquisa

 

W3C Validations

Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Morbi dapibus dolor sit amet metus suscipit iaculis. Quisque at nulla eu elit adipiscing tempor.