A tecnologia 3G (que esta ainda sendo implantada no Brasil) nada mais é do que a terceira (3) (G) geração de padrões para tecnologias móveis.
Para entender melhor o que é a tecnologia 3g, precisamos saber quais foram as tecnologias anteriores a ela:
- 1G: tecnologia com padrões analógicos surgida nos anos 80. Permitia somente transmissão de voz e tinha grandes problemas (interferências, mínima segurança e etc);
- 2G: celulares digitais com tecnologia WAP. Permitiu o início dos famosos torpedos;
- 2,5G: celular digital com tecnologia GPRS e EDGE. Mais rápida e mais barata (onde a grande maioria ainda está);
- 3G: celular digital com conexão de 5 a 10 Megabits por segundo.
Com a 3G as operadoras podem oferecer melhores velocidades na transmissão de dados, sendo assim, alguns serviços serão possíveis, como por exemplo: vídeo-chamadas (transmissão de voz e vídeo em tempo real), conexão em canais digitais de TV, download rápido de arquivos, jogos online, entre outros.
Claro que nem tudo é um mar de rosas. Quem optar por utilizar a 3G (no Brasil) ainda sofrerá com indisponibilidade da tecnologia em algumas regiões e pagará valores um tanto salgados em comparação com conexões fixas com a internet. Li que tem muita gente insatisfeita com os serviços das operadoras aqui do Brasil.
E a próxima geração?
A 4G vai além das melhorias estabelecidas na 3G, sendo esta baseada totalmente em IP e possibilitando velocidades de acesso entre 100 Mbps em movimento e 5 Gbps em repouso.
Se levarmos em consideração que muitos países ja utilizavam a 3G desde 2003, o Brasil deve aderir a tecnologia 4G somente em 2015 e olhem lá! Infelizmente o atraso tecnologico no nosso país é muito grande e quando os países desenvolvidos ja estão cansados de utilizar uma tecnologia, nós estamos no auge da publicidade escancarada em todos os cantos desta mesma tecnologia.
0 comentários:
Postar um comentário