A tecnologia 3G nem bem está atuando em todos as regiões do Brasil. E já estão querendo adotar a quarta geração tecnologia 4G. Isso para evitar o que aconteceu com 3G, com o atraso na decisão da Anatel de realizar o leilão das frequências mais velozes no Brasil.
A tecnologia 3G veio pela Claro com a frequência de 850MHz, isso em novembro de 2007. Em dezembro do mesmo ano que a Anatel leiloou as frequências 2100MHz e 1.900MHz para melhorar a velocidade ofertada por outras operadoras. E estas operadoras, bem como o órgão regulador, terão que evoluir estas redes. Para isso terão que adotar a tecnologia Long Term Evolution - LTE.
Os EUA, Japão, Coréia, Europa as operadoras já pautaram a adoção do LTE. A Ericsson, fornecedora de infra-estruturar de telecomunicações, anunciou a assinatura de contrato de uma rede comercial LTE como a operadora sueca TeliaSonera.
Com isso, o 4G com a tecnologia LTE, trarão mais banda e um tempo muito menor de espera da rede.
Em uma escala evolutiva, o LTE viria a ser adotado depois de toda a família HSPA, que já vem sendo substituindo a tecnologia WCDMA. Que no Brasil algumas operadoras já adotaram tanto o WCDMA quanto a HSDPA, incrementando a velocidade do download, com picos de até 14.4Mbps.
A tecnologia LTE é uma nova família de tecnologias, sendo baseada na tecnologia OFDMA, usada, por exemplo, na base das aplicações de TV Digital e Wi-Fi. Que a tecnologia WCDMA ao HSPA Plus, a família é baseada em CDMA, que chega ao seu limite teórico de capacidade de transmissão sem fio.
O LTE usa outras frequência que são novas. Esperando, para o fim de 2010, a padronização das tecnologias de 4G.
A era 3G, ou a era da terceira geração é uma nova era nas relações interpessoais. Essa nova tecnologia apresenta um ambiente diferente e mais avançado que na era 2G. Com tecnologia de ponta, velocidade, praticidade e mobilidade, os celulares de hoje se parecem mais com mini computadores que celulares. No Brasil, a primeira operadora a oferecer celulares com tecnologias 3G foi a Vivo em 2004. A possibilidade de vídeo conferencia entre outros dispositivos altamente tecnológicos estão sendo possíveis graças a era 3G.
Porém, com o passar do tempo, e com a inovação constante que vivenciamos em uma sociedade “descartável”, já fora desenvolvida a era 4G, que mais avançada que a anterior, 3G, tem grandes atrativos como a convergência de uma grande variedade de serviços até então só possíveis em uma conexão banda larga fixa. Esta nova era promete mais velocidade, benefícios culturais, melhoria na qualidade de visa e a possibilidade de acesso a serviços básicos antes precários a população.
Hoje, o WiMax e Long term evolution estão abrindo espaço para essa ova era das telecomunicações. Imagine-se, daqui a alguns anos, morando em uma sociedade onde poderemos ter nossos carros, nossas casas, geladeira, som.. Etc., tudo conectado em uma de circuito eletrônico, podendo ser alterado ou controlando qualquer hora? A era 4G inova e apresenta tecnologias antes nem vistas na era 3G. Poderemos desligar a TV em casa, verificar como está o estoque da geladeira para poder fazer as compras do mês, tudo através de nosso notebook, iPad, iPhone, Android, Galaxy S ou seja, qualquer equipamento que estiver em suas mãos!
0 comentários:
Postar um comentário