A internet 4G é a do futuro. Trata-se de um sistema de comunicação de quarta geração que foi inventado pelos sul-coreanos. No teste feito esta semana na Coreia, os cientistas conseguiram transmitir um programa de TV em alta definição com imagens em três dimensões para um monitor localizado dentro de um ônibus em movimento.
Parece simples, mas isso é um grande avanço, já que para fazer essa transmissão sem fio sem perda de qualidade é preciso enviar uma enorme quantidade de informações por segundo, o que os aparelhos atuais não conseguem fazer. Hoje, a tecnologia de transmissão sem fio mais avançada é a 3G, que é tanto usada no celular quanto no computador. Com uma anteninha de terceira geração, é possível conectar o computador à internet em qualquer lugar onde houver sinal de celular.
No Japão, essa anteninha permite uma conexão de 7 megabytes por segundo, sete vezes mais rápida do que a conexão de banda larga no Brasil – que, de acordo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é em média de 1 megabyte por segundo. Com a tecnologia 4G, a transmissão será de 600 megabytes por segundo, 600 vezes mais rápida do que no Brasil.
O 4G chega este ano aos consumidores da Coreia do Sul e, em breve, no mundo todo. Essa nova tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações, que pertence ao governo sul-coreano.Além de melhorar a qualidade das imagens transmitidas para celular ou computador, a nova tecnologia também vai facilitar o uso da internet na educação e será de grande importância para as empresas, já que vai permitir o envio de uma grande quantidade de dados em poucos segundos.
A Coreia do Sul já tem a conexão de internet mais rápida do mundo, seguida de Hong Kong e, em terceiro lugar, o Japão. Os sul-coreanos são considerados o povo mais conectado do mundo. Além de facilitar muito o dia a dia, trazendo informação e divertimento, a internet ajuda a Coreia do Sul a ter um dos melhores sistemas de educação do planeta, já que é usada por professores para transmitir conteúdo aos alunos.
No Japão, a conexão já é tão boa que o celular virou uma espécie de televisão portátil. Como os japoneses passam longas horas no transporte público, eles se distraem com o celular. Já há novelas feitas exclusivamente para celular. Uma delas é “Amor além do arco-íris”. É a tecnologia a serviço do romantismo.
0 comentários:
Postar um comentário