Já uma realidade há algum tempo nos EUA e Europa, a rede 4G LTE ainda deve demorar a chegar no Brasil. Com as operadoras ainda tentando recuperar os gastos com a implementação das redes 3G, o leilão de faixas para a rede de alta velocidade deve começar com sorte ao final deste ano.
Segundo Paulo Bernardo, Ministro das Comunicações, "a Anatel já está preparando as licitações. Tem uma frequência que pode ser leiloada ainda neste ano e no final de 2012, começo de 2013, já estamos implantando o 4G no Brasil".
Segundo o G1, a implementação, no entanto, será priorizada pelo Governo Federal para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.São elas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A meta do governo é ter a cobertura dessas 12 cidades completa até 2014.
LTE
As operadoras brasileiras provavelmente terão nova concorrência. O ministro Paulo Bernardo disse que a sul-coreana SK Telecom pretende ingressas no mercado brasileiro e disputar o leilão de frequências da rede 4G.
A empresa pediu ao ministro o enquadramento da faixa de 2,1 gigahertz (Ghz) ao leilão de 2,5 Ghz da Anatel. Assim, a companhia poderá ofertar serviços de internet de alta velocidade (LTE) em dispositivos móveis como tablets e smartphones no país, acirrando a disputa das Telecoms.
0 comentários:
Postar um comentário